Negócios

Petrobras e franceses firmam acordo para negócios em energia renovável

A Petrobras e as empresas francesas Total e Total Eren assinaram nesta segunda (9) memorando de entendimentos.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Atualmente a Petrobras tem quatro parques eólicos em parceria, totalizando 104 megawatts (MW) instalados.
Atualmente a Petrobras tem quatro parques eólicos em parceria, totalizando 104 megawatts (MW) instalados. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

BRASIL - A Petrobras e as empresas francesas Total e Total Eren assinaram na segunda-feira (9) memorando de entendimentos com o objetivo de analisar o desenvolvimento conjunto de negócios nos segmentos de energia solar e energia eólica onshore (em terra) no Brasil.

Segundo nota divulgada pela estatal brasileira, a assinatura foi consequência dos promissores resultados iniciais obtidos pela parceria estratégica assinada em fevereiro do ano passado entre as duas empresas. Desde então, a Petrobras e a Total vêm investigando outras áreas potenciais de cooperação.

A realização desse acordo faz parte da estratégia da Petrobras de desenvolver negócios de alto valor em energia renovável, em parceria com grandes players globais, visando a transição para uma matriz de baixo carbono. “O desenvolvimento de uma parceria dessa natureza tem como principais benefícios a diluição de riscos relacionados ao negócio de energias renováveis no Brasil e potenciais ganhos de escala e sinergias”, diz a Petrobras.

Renováveis

Atualmente a Petrobras tem quatro parques eólicos em parceria, totalizando 104 megawatts (MW) instalados. Esses parques foram negociados no Ambiente de Comercialização Regulado (ACR) no leilão de energia de reserva de 2009 e entraram em operação em 2011. A companhia também tem uma planta de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica de 1,1 MW no Rio Grande do Norte, onde estão sendo avaliadas as operações de quatro tipos de tecnologia.

Já a Total atua em toda cadeia de valor fotovoltaica por meio da SunPower e da Total Solar, desde a fabricação de células até o desenvolvimento de parques de energia solar ou através da instalação de usinas solares nos segmentos industrial/comercial e doméstico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.