Economia

Ministro da Fazenda faz balanço de gestão: "estamos no rumo certo"

Eduardo Guardia avalia que País evoluiu positivamente em dois anos de governo.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(José Cruz / Agencia Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou que o Brasil está no rumo certo e que mudou para melhor nos últimos dois anos. Em entrevista ao portal do Governo Federal, ele lembra que o País saiu da pior recessão da história e voltou a crescer em um cenário mais positivo, de queda de juros e da inflação, de volta dos investimentos e de recuperação do mercado de trabalho.

“Os dois anos do governo Temer foram dois anos muito proveitosos do ponto de vista da economia brasileira”, afirmou. “Os resultados são absolutamente claros quando olhamos o Brasil de dois anos atrás e o Brasil de hoje”, argumentou.

Ele explicou ainda que esse cenário favorável foi construído a partir de uma ampla agenda de reformas, macroeconômicas e microeconômicas. “A questão central que foi enfrentada foi a do desequilíbrio das contas públicas. Isso foi fundamental para sustentar o crescimento no futuro e para que o brasil possa crescer acima do que está crescendo hoje”, disse.

Guardia afirmou ainda que o Brasil recuperou a capacidade de atração de investimentos privados e citou os leilões de petróleo e gás, que depois de anos paralisados voltaram a ocorrer e a arrecadar bilhões para os cofres públicos. Na visão dele, a volta dos investimentos é resultado de um arcabouço institucional mais amigável, com regras mais claras, transparentes, melhorando o ambiente de negócios e criando mais transparência para os investidores.

Retomada da confiança

“Todas as indicações são de que estamos seguindo no rumo correto e, por trás disso, está a capacidade do presidente Temer e de seu governo para recolocar a confiança de investidores na economia brasileira, na política econômica, através de uma ampla agenda de reformas”, afirmou o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.