Campanha

Bancos de sangue alertam para redução de estoques nos feriados prolongados

Podem doar pessoas de 18 a 68 anos, em bom estado de saúde e no mínimo 50kg.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Uma doação salva até quatro vidas.
Uma doação salva até quatro vidas. ( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - Em feriados prolongados, como a Semana Santa, os estoques dos bancos de sangue de todo o país ficam mais baixos. Por isso, é importante que os cidadãos que já são doadores, e também os que desejam ser, procurem um dos 32 hemocentros espalhados pelo Brasil para contribuir.

Leia também:
Ministério da Saúde convoca população para doar sangue

Doação de sangue: esclareça o que é mito e o que é verdade

Para quem estiver planejando tomar a vacina de febre amarela, um alerta: é preciso fazer a doação antes da imunização. Para quem já tomou a vacina, é necessário aguardar quatro semanas para fazer a doação de sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas 3,4 milhões de doações de sangue por ano no Brasil e cerca de 1,6% da população contribui. A quantidade de doadores é superior ao mínimo de 1% estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém o governo do Brasil se esforça para que a taxa melhore. Segundo o Ministério da Saúde, R$ 1,2 bilhão foi destinado à rede de sangue e hemoderivados em 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.