Aids

Página tira dúvidas sobre alternativa de prevenção ao HIV

Medicamento impede que o vírus se estabeleça no corpo.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV.
O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV. (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - Para combater o estigma e o preconceito, e com o intuito de prevenir novos casos, o Ministério da Saúde desenvolveu um site com informações sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao Risco à Infecção pelo HIV (PrEP). A ferramenta é uma importante alternativa de prevenção ao HIV.

Tratamento alternativo

O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV por meio da administração diária de uma pílula que contém dois medicamentos: tenofovir e entricitabina. Esses medicamentos bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. Assim, se tomada diariamente, a PrEP diminui a possibilidade de o HIV se estabelecer e se espalhar pelo corpo. Lançada no Brasil em 2017, a Profilaxia Pré-Exposição é mais uma bem-vinda opção no leque de opções oferecidas pela Prevenção Combinada ao HIV.

Indicação

Porém, a PrEP não é para todos. Os médicos prescrevem a profilaxia somente para aquelas pessoas com maior chance de entrar em contato com o HIV por não usarem preservativos nas relações sexuais e estarem mais expostas ao risco de infecção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.