Enem 2017

Enem 2017: gabarito oficial da prova será divulgado na quinta-feira (16)

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
É imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.
É imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quinta-feira (16), de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Já o boletim contendo o desempenho do participante, poderá ser consultado no dia 19 de janeiro.

A prova do Enem é corrigida através da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com esse método, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros do estudante naquele item. Ou seja, o item em que um grande número de candidatos acertarem, será considerado fácil, e por consequência, valerá menos. Já o candidato que acertar um item com alto índice de erros, ganhará mais pontos por aquela questão.

Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.