Economia brasileira

Nota de crédito do Brasil permanece com perspectiva negativa

O país permanece dois degraus abaixo do grau de investimento.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
As notas servem como referência para os juros dos títulos públicos.
As notas servem como referência para os juros dos títulos públicos. (Foto: Reprodução)

BRASIL- Seis meses após a última avaliação, a agência de classificação de risco Fitch Ratings manteve a nota de crédito do Brasil em moeda estrangeira em BB, e sua perspectiva, negativa. O país permanece dois degraus abaixo do grau de investimento.

A perspectiva negativa significa que o país pode ter a nota rebaixada a qualquer momento antes da próxima reavaliação. De acordo com a Fitch, existem diversos fatores que justificam a preocupação com a situação fiscal do país. A agência citou a debilidade estrutural nas finanças públicas, o alto endividamento do governo, as fracas perspectivas de crescimento e os indicadores de governança mais fracos do que em países emergentes semelhantes.

A agência também acrescentou o risco de instabilidade política para a votação de reformas estruturais que, segundo ela, melhorariam as contas públicas, como as mudanças na Previdência Social. A Fitch, no entanto, informou que essas dificuldades são parcialmente compensadas pela diversidade econômica do Brasil e por instituições civis consolidadas.

Saiba mais: Indicador de Incerteza da Economia recua 8,3 pontos, mostra FGV

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.