Medicina

Mais de 8,7 mil fazem exame do Revalida neste domingo (24)

Exame de conhecimentos médicos é composto por prova objetiva e discursiva.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Os aprovados podem exercer a profissão no Brasil.
Os aprovados podem exercer a profissão no Brasil. (Reprodução)

BRASÍLIA - A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) ocorre neste domingo (24). Ao todo, 8.735 inscritos realizam as provas em dez capitais.

O Revalida proporciona o reconhecimento dos médicos que se graduaram em universidades públicas no exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Os aprovados podem exercer a profissão no Brasil.

No total, médicos de 56 nacionalidades vão tentar a revalidação do diploma nesta edição. Os brasileiros são maioria, representando 59% dos participantes. Médicos bolivianos são 16% dos inscritos, enquanto os cubanos são 10%. Em relação à origem do diploma, o maior número de participantes se formou em medicina na Bolívia: 55%. Cuba (16%) e Paraguai (12%) vêm na sequência.

O gabarito preliminar deve ser divulgado na próxima quarta-feira (27) e o resultado da primeira fase deve ser publicado em novembro. Quem passar, segue para a segunda etapa do exame, em março do ano que vem, que vai avaliar habilidades clínicas, na qual os candidatos terão um intervalo de tempo determinado para realizar tarefas específicas da função médica.

Para participar do Revalida, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, e ter diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.