Avanço

Remédio inédito para atrofia muscular espinhal é liberado

Com a medida da Anvisa, a solução injetável será comercializado no País.

Imirante.com / com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Um em cada dez mil bebês é acometido pela atrofia.
Um em cada dez mil bebês é acometido pela atrofia. (Foto: divulgação)

BRASIL - Na próxima segunda-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai liberar o registro do medicamento Spinraza, essencial para o tratamento de pacientes com atrofia muscular espinhal.

Com a medida da Anvisa, a solução injetável será comercializado no País. A doença neuromuscular autossômica impede os movimentos do corpo e até mesmo a respiração. Um em cada dez mil bebês é acometido pela atrofia.

A atrofia provoca a degeneração de neurônios motores da coluna vertebral que até então não tinham tratamento terapêutico no Brasil. O processo de registro do medicamento recebeu prioridade de análise assim que foi protocolado junto à Anvisa.

"É um medicamento que muda a história da AME, dando uma possibilidade concreta de melhora significativa na qualidade de vida dos portadores dessa doença", ressalta o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

O Spinraza passou por testes de estabilidade, que avaliam o período de validade do produto, além de uma avaliação das características demográficas do remédio, que testa a eficácia do remédio, conforme o perfil populacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.