Aumento de 6,9%

Petrobras anuncia reajuste nos preços do gás de cozinha

Se o ajuste foi repassado ao consumidor, o preço do botijão pode ficar 2,2% mais caro, cerca de R$ 1,29.

Divulgação/Petrobras

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
As revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.
As revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (4), que o gás de cozinha vai ter aumento de 6,9% a partir deste sábado (5), em todo o Brasil.

Segundo a Petrobras o reajuste está de acordo com a política de preços divulgada no dia 7 de junho deste ano, a qual aumentou o preço do gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13), o chamado gás de cozinha.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.

O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2,2% ou cerca de R$ 1,29 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Ressalta-se que o último reajuste ocorreu em 5 de julho de 2017 e que a alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial/comercial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.