Economia

Meirelles: País vai gerar mais empregos no 2º semestre

Para o ministro, a tendência é de que a taxa de desemprego caia mais no restante do ano.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(José Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a geração de vagas de trabalho vai se intensificar ao longo do segundo semestre do ano. A declaração foi feita no Twitter, após a divulgação dos dados de emprego pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego registrou a maior queda desde o fim de 2014. No trimestre encerrado em junho, esse índice que mede o nível de desocupação caiu para 13%; no trimestre anterior, essa taxa era maior, estava em 13,7%.

Na prática, isso significa que mais de 1,3 milhão de pessoas foram reposicionadas no mercado de trabalho e voltaram a ter renda. No Twitter, o ministro observou que essa foi a terceira queda consecutiva do desemprego e afirmou que esse movimento é efeito da política econômica sobre o mercado de trabalho.

“A criação de novas vagas de trabalho deve se intensificar ao longo do segundo semestre, com a retomada da atividade econômica e confiança”, afirmou Meirelles. “Dados mostram ainda melhora nos salários em relação a junho de 2016. Os ganhos acima da inflação trazem expansão da renda das famílias”, argumentou.

Impulso para o PIB

Para Meirelles, essa dinâmica de aumento do emprego e a melhora dos salários vão impulsionar a retomada da economia. “Essa dinâmica ajudará a retomada do consumo das famílias, do investimento e de novas contratações por parte das empresas”, avaliou.

Dados do IBGE mostram que desemprego recuou pelo terceiro mês seguido em junho, efeito da política econômica sobre o mercado de trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.