Internacional

Oposicionista venezuelano preso desde 2014 é transferido para regime domiciliar

O político fez uma aparição na varanda de sua casa.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Leopoldo López)

BRASÍLIA - Um dos principais nomes da oposição ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o economista e ex-prefeito de Chacao, Leopoldo López, que estava preso desde 2014, foi transferido para o regime de prisão domiciliar na madrugada deste sábado (8).

Segundo o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano, a medida humanitária foi concedida em virtude do estado de saúde de López. Em 2015, o dirigente do partido Vontade Popular (VP) foi condenado a quase 14 anos de prisão por, segundo a Justiça venezuelana, ter incitado a violência durante manifestações populares contra o governo Maduro. Quarenta e três pessoas morreram e centenas ficaram feridas durante os protestos.

A transferência foi autorizada sexta-feira (7), mas López só chegou a sua casa na madrugada deste sábado. O político fez uma aparição na varanda de sua casa para jornalistas e apoiadores que estavam reunidos no local. Segundo o líder do Parlamento, Freddy Guevara, do mesmo partido, López opositor retorna “mais comprometido com a luta pela liberdade” e a oposição continuará nas ruas com mais força e determinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.