Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba como contribuir

Ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg são uns dos requisitos para ser doador.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
“O que você pode fazer? Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente”, é o tema da Campanha este ano.
“O que você pode fazer? Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente”, é o tema da Campanha este ano. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Nesta quarta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo desta data é homenagear os doadores e conscientizar e incentivar os não-doadores a praticarem este ato tão importante, que é responsável pelo salvamento de milhares de vidas. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha este ano tem como tema “O que você pode fazer? Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente”, para enfatizar a necessidade da doação frequente.

Apesar do aumento do número de pessoas doando sangue em função das inúmeras campanhas feitas por órgãos oficiais e movimentos da sociedade civil, os bancos de sangue continuam com seus estoques em situação crítica.

Junho Vermelho

No Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado em vermelho para chamar a atenção para o tema. Outros monumentos, prédios públicos e privados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina já estão decorados, desde o dia 1º de junho, como parte do Junho Vermelho.

Requisitos para doar

Para doar sangue o candidato passa por uma triagem na qual é aplicado um questionário de 60 perguntas com desdobramentos que podem totalizar 120 questões. O rigor existe para dar segurança tanto para o receptor quanto para o doador. Para doar é preciso estar em em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e levar documento original com foto recente.

Entre os impedimentos temporários estão os resfriados (é preciso aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes, ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, ter passado por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

Pessoas que estiveram nos estados onde há prevalência de malária devem esperar 12 meses e pessoas que fizeram endoscopia devem aguardar seis meses. No caso da febre amarela, quem tomou a vacina deve aguardar quatro semanas, quem contraiu a doença deve aguardar seis meses e quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias após o retorno.

Não podem doar sangue pessoas que tenham as hepatites B e C, o vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, malária, Doença de Chagas e usuários de drogas injetáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.