Práticas

Saúde incorpora medicinas tradicionais e complementares ao SUS

Diversos Estados já têm este tipo de prática instituída.

Paula Laboissière/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Diversas categorias profissionais no país reconhecem as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado.
Diversas categorias profissionais no país reconhecem as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

BRASÍLIA - Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (28) no Diário Oficial da União inclui na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares as seguintes práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

De acordo com o texto, a pasta levou em consideração o fato de a Organização Mundial da Saúde preconizar o reconhecimento e a incorporação das chamadas medicinas tradicionais e complementares nos sistemas nacionais de saúde de seus países-integrante.

Outro aspecto importante, segundo o ministério, é que diversas categorias profissionais no país reconhecem as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado.

Diversos Estados e municípios, inclusive, já têm este tipo de prática instituída em sua rede de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.