Comércio exterior

Ministério lança série de ações para apoiar exportação em 2017

Medida visa a ampliar a base para exportação e deve contar com parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a CNI.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
As ações desenvolvidas no âmbito do PNCE contribuíram para que 4.735 empresas exportassem pela primeira vez no ano passado.
As ações desenvolvidas no âmbito do PNCE contribuíram para que 4.735 empresas exportassem pela primeira vez no ano passado. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

BRASIL - O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou, nesta quarta-feira (8), o cronograma de ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) para 2017. A medida, que visa a ampliar a base para exportação, deve contar com parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“A retomada do crescimento econômico do Brasil exige que olhemos para fora de nossas fronteiras. Por isso, além de melhorar a competitividade do comércio exterior brasileiro, concluir acordos comerciais e reduzir barreiras às nossas exportações, o governo brasileiro está buscando ampliar a participação das nossas empresas no mercado internacional por meio de ações como o PNCE e soluções internas para a melhoria da competitividade do comércio exterior”, disse o ministro Marcos Pereira.

Lançado em 2016, em 16 unidades da federação, o plano está sob a coordenação do MDIC e reúne iniciativas de instituições parceiras nacionais e estaduais. O objetivo é aumentar a base exportadora e estimular a inserção de empresas de pequeno porte no mercado externo.

“Para este ano, estão previstas mais de 200 ações de apoio às exportações a serem executadas pelo MDIC e seus parceiros. Pretendemos melhorar a competitividade do setor que mais gera empregos no Brasil e auxiliar empresas de pequeno e médio portes a conquistar espaço no concorrido mercado internacional”, destacou.

As ações desenvolvidas no âmbito do PNCE contribuíram para que 4.735 empresas exportassem pela primeira vez no ano passado. Ao todo, 20 estados participam do programa até agora.

Em 2017, além das ações de capacitação de empresas, o PNCE prevê a integração entre política industrial e política de apoio às exportações, realizada a partir da convergência entre o PNCE e o Brasil Mais Produtivo. Também haverá o lançamento do Portal PNCE, área pública do Sistema PNCE que irá aprimorar a troca de informações entre os comitês estaduais e permitir o atendimento personalizado de dúvidas das empresas cadastradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.