Economia

Vendas do comércio crescem 2% e interrompem série de quedas

Pesquisa mensal do comércio mostra varejo mais forte.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .
As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . (Flora Dolores / O Estado (arquivo))

BRASILIA - O comércio começa a apresentar sinais mais fortes de recuperação. De outubro para novembro, as vendas do varejo avançaram 2%, um resultado que interrompeu uma sequência de quatro quedas seguidas nesse indicador.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira (10). Com o desempenho do período, as receitas obtidas com as vendas também apresentaram resultados positivos, avançaram 0,9% de um mês para o outro.

Quando se considera o grupo classificado como varejo ampliado, que leva em conta os segmentos de veículos, motos, partes e peças, e de material de construção, o avanço nas vendas foi de 0,6%.

Os resultados mais expressivos do período ocorreram em outros artigos de uso pessoal e doméstico, cujas vendas cresceram 7,2% frente a outubro. O ramo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação também apresentaram bom desempenho, com alta de 4,3%.

Eletrodomésticos em alta

A lista de positivos segue com móveis e eletrodomésticos (+2,1%), supermercados e hipermercados (+0,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,6%). O ramo de material de construção também se destacou no período, com incremento de 7,2% frente a outubro.

A pesquisa ainda revela que 23 das 27 unidades da federação ficaram no azul, com as maiores taxas observadas em Tocantins (6%) e Paraíba (3,8%). Alagoas e Roraima, ambos com taxas de -0,9%, formaram os estados com recuos mais acentuados nessa comparação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.