Mudança

CNH ganha novo visual e itens de segurança em 2017

Carteira Nacional de Habilitação terá papel com marca d’água.

Imirante, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Prazo para departamentos de trânsito dos estados se adequarem aos procedimentos vai até sábado (31).
Prazo para departamentos de trânsito dos estados se adequarem aos procedimentos vai até sábado (31).

BRASÍLIA - A partir de 2 de janeiro de 2017 as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vão ganhar novas cores e itens de segurança. As mudanças, válida para todo o país, atendem à nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O órgão deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de trânsito dos Estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos.

As CNHs, produzidas por empresas credenciadas, em modelo único, terão papel com marca d’água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem ainda mais elementos em relevo e em microimpressão. O fundo do documento também ficará mais amarelado.

A tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo das atuais carteiras, acima da foto de identificação, será preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter do lado direito o mapa do estado responsável pela emissão da CNH.

A tarja trará o mapa do estado responsável pela emissão do lado direito. No lado esquerdo, sob o Brasão da República, aparecerá a imagem do mapa do Brasil.

A nova CNH terá ainda duas sequências de números de identificação nacional – Registro Nacional e número do Espelho da CNH – e uma de identificação estadual – número do formulário do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Modelo 2017 da CNH. Foto: Divulgação.
Modelo 2017 da CNH. Foto: Divulgação.

As mudanças serão válidas para os documentos expedidos a partir de 2017. Mas os condutores não precisam fazer a troca, pois os documentos atuais serão reconhecidos até a validade ou até que o condutor solicite alguma alteração de dados.

A mudança impacta apenas a aparência da CNH. Os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.