IX Jornada de Foguetes

Estudantes de Timon e Barra do Corda vencem competição nacional de foguetes

Estudantes participaram da IX Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

RIO DE JANEIRO - Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foram destaque na IX Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição faz parte do calendário de olimpíadas científicas nacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O Campus Barra do Corda conquistou o 10º lugar entre os campeões e o Campus Timon foi um dos vice-campeões da disputa.

A classificação da Jornada leva em conta os seguintes resultados:

– Para alcances até 99,9 m, a equipe recebe um certificado de menção honrosa;

– Para alcances de 100 m a 149,9 m, a equipe recebe uma medalha e troféu de vice-campeões;

– Para alcances acima de 150 m, as equipes se classificam como campeãs;

– Além dessas premiações, ainda existe premiação pela melhor apresentação das equipes (os professores acompanhantes avaliam);

– O maior alcance de todas as edições é de 233 m.

Campus Barra do Corda

Na edição de 2016, as escolas participantes foram divididas em três grupos distintos (datas distintas para cada grupo de escolas). Na turma 1, onde se encontrava o Campus Barra do Corda, a competição teve a presença de 45 equipes de todo o país.

 Equipe de estudantes de Barra do Corda. Foto: Divulgação/Ascom/IFMA.
Equipe de estudantes de Barra do Corda. Foto: Divulgação/Ascom/IFMA.

O Campus conseguiu o alcance máximo de 218,4 metros, se classificando na sua correspondente turma como 10ª melhor equipe do país e 2º melhor Instituto Federal, o que representou o destaque maranhense entre as melhores equipes do Brasil. A equipe foi integrada pelos estudantes Railson de Matos, Jullyana da Silva e Raiana Ferreira, do 6º módulo do curso integrado em Química, sob a coordenação do professor de Física Annatanael Paiva.

Campus Timon

Pelo segundo ano consecutivo, o Campus Timon teve uma equipe classificada para a etapa nacional da Jornada de Foguetes. A equipe foi composta pelos estudantes Adrian Ferreira, Aurian Arruda e Wibyson Sousa, da turma de Eletromecânica 2014, e coordenada pelo professor Deusdete Brito.

 Equipe de estudantes de Timon. Foto: Divulgação/Ascom/IFMA.
Equipe de estudantes de Timon. Foto: Divulgação/Ascom/IFMA.

Os estudantes alcançaram a marca de 128,3 metros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.