Alerta

Governo determina vistoria em barragens na região de Mariana

Ministério encaminhou ofício alertando sobre necessidade de planos de evacuação..

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O governo federal mantém um grupo de trabalho que reúne frequentemente os órgãos federais e empresas e consórcios envolvidos para acompanhar os procedimentos emergenciais realizados pela Samarco.
O governo federal mantém um grupo de trabalho que reúne frequentemente os órgãos federais e empresas e consórcios envolvidos para acompanhar os procedimentos emergenciais realizados pela Samarco. (Antonio Cruz/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reuniu-se, nessa segunda-feira (24), com Maury de Souza Jr, diretor de Projetos da Samarco Mineração S.A, e Roberto Silva Waack, presidente da Fundação Renova, instituição criada para conduzir os projetos de recuperação das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Minas Gerais.

No encontro, foram discutidas as ações já implementadas pela empresa e por suas controladoras (Vale e BHP) para mitigar os danos do acidente, que completa um ano no próximo mês de novembro. Também foi analisado o plano de ação para minimizar os efeitos das chuvas previstas para chegar à região já no mês que vem.

O ministro determinou que uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) faça vistoria técnica, já na próxima semana, nos locais atingidos. O objetivo é avaliar as medidas nas áreas de sistemas de alerta e remoção de pessoas, que estão sendo desenvolvidas pela Samarco. A expectativa é de que o ministro Helder Barbalho acompanhe in loco os trabalhos realizados na região, em uma agenda no final de novembro.

A vistoria da equipe da Sedec será coordenada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlow, acompanhado de equipes técnicas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e representantes das Defesas Civis dos estados e municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, além de integrantes dos consórcios envolvidos.

Trabalhos técnicos

No último dia 21 de outubro, a equipe técnica do Cenad enviou ofícios para o governo estadual e sete prefeituras de Minas Gerais para orientar sobre a importância e solicitar a produção do plano de contingência para cada município.

O objetivo é que cada cidade se prepare para assegurar a proteção da população em um possível evento. O Cenad preparou um material didático para auxiliar na construção dos documentos. As prefeituras devem elaborar seus planos até final de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.