Inflação

"Ajuste ajudará a trazer inflação para o centro da meta", diz presidente do Banco Central

Para Ilan Goldfajn, PEC do teto dos gastos e reformas vão facilitar o controle da taxa nos próximos anos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Presidente do Banco Central disse que a desinflação está acontecendo no Brasil.
Presidente do Banco Central disse que a desinflação está acontecendo no Brasil. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASIL - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, mostrou-se confiante no controle da inflação nos próximos anos. Em entrevista à emissora GloboNews, nesta terça (25), ele garantiu que a meta central de 4,5% será atingida e mantida em 2017 com ajuda das reformas estruturais elaboradas pelo governo que estão em análise no Congresso Nacional. Goldfajn citou a proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos e a reforma da Previdência, em elaboração pelo Executivo.

“No ano passado a inflação foi de quase 11%. E este ano a inflação vai chegar a, talvez, menos de 7%. É uma queda de quatro pontos percentuais na inflação, de 11% pra 7%, em um ano. E, para o ano que vem, o objetivo é de 7% a 4,5%, uma queda adicional de dois pontos percentuais e meio. Então a desinflação está acontecendo”, avaliou Goldfajn.

Na entrevista, Goldfajn disse que a redução da inflação poderia ser mais rápida ainda se a economia brasileira fosse menos indexada - menos atrelada à variação de índices específicos para cada tipo de despesa. “Hoje, quando vemos a mensalidade escolar, ela sobe com a inflação. Nós temos cursos, aluguéis, salários, tudo sobe com a inflação passada. Então, uma vez que a inflação sobe no Brasil, para baixar é bem mais difícil.”

De acordo com o presidente do BC, a instituição vai fazer o necessário para controlar a inflação. Mas ele entende que a atuação do banco será “a favor da maré” caso as reformas de ajuste fiscal propostas pelo governo sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.