Campanha

Placas orientam turistas contra exploração sexual de crianças

Material informativo do Ministério do Turismo será exposto em hotéis, bares, restaurantes, dentre outros estabelecimentos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

BRASIL - Uma placa com orientações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes começa a ser distribuída pelo Ministério do Turismo, como parte de uma campanha de alerta a turistas e prestadores de serviços turísticos sobre a necessidade do enfrentamento ao crime, considerado hediondo no Brasil, de acordo com a Lei nº 12.978/2014.

Com a mensagem “Exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes são crimes: Denuncie já", as placas deverão ser instaladas em estabelecimentos turísticos, em locais de fácil leitura.

Segundo a lei Lei nº 11.577/2007, a mensagem deverá estar exposta em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, clubes sociais, postos de gasolina e casas noturnas. A placa desenvolvida pelo MTur deverá apresentar a versão em inglês e espanhol, e em destaque, o número do serviço do governo federal voltado à denúncia da violação dos direitos humanos, Disque 100.

“Com a divulgação destas campanhas, o Ministério do Turismo pretende sensibilizar os prestadores de serviços do setor sobre a necessidade de prevenir o crime de exploração, além de garantir uma experiência turística de qualidade às nossas crianças“, afirma Isabel Barnasque, diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo.

Foto: Divulgação/MTur
Foto: Divulgação/MTur

Disque 100

Disponibilizado 24 horas por dia, o serviço recebe as denúncias de exploração e encaminha às autoridades responsáveis, como o conselho tutelar e as polícias Civil e Militar do destino. As ligações são gratuitas e mantidas em sigilo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.