Prevenção

Cientistas brasileiros elaboram vacina contra vício em cocaína

Pesquisa foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Substância ainda não foi divulgada porque ainda será patenteada.
Substância ainda não foi divulgada porque ainda será patenteada. (Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - Há mais de dois anos pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma vacina que pretende eliminar a dependência da cocaína. Nesta segunda-feira (5), os integrantes do projeto falaram sobre a pesquisa. "Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico", afirmou o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pesquisa ainda está em fase de testes com animais. "Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse no seu consumo", explicou o acadêmico.

Em outros países, como nos Estados Unidos, já estão sendo realizadas pesquisas no mesmo sentido, mas com moléculas diferentes. "Nossa molécula é distinta da americana. A nossa carece da parte proteica", afirma. O nome da substância utilizada pelos brasileiros ainda não foi revelado pois esta "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial. A vacina seria uma estratégia promissora para o tratamento do vício.

A vacina só será usada por pacientes altamente motivados a utilizar tal droga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.