Qualidade de vida

Cerca de 46% da população brasileira é sedentária, diz pesquisa

Diagnóstico Nacional do Esporte também constatou que mulheres compõem maior parcela do total de adeptos à prática de exercícios no país.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Pesquisa sobre práticas esportivas por parte da população brasileira foi apresentada na Casa Brasil.
Pesquisa sobre práticas esportivas por parte da população brasileira foi apresentada na Casa Brasil. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASIL - Uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Esporte nesta quarta-feira (17), na Casa Brasil, Rio de Janeiro, apontou que 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. O dado é o mais recente do estudo Diagnóstico Nacional do Esporte, que tem o objetivo de ampliar e detalhar as informações sobre a cultura esportiva no Brasil.

De acordo com a pesquisa, entre os praticantes de esporte no País (54,1%), as mulheres levam vantagem com 50,4% praticando algum tipo de exercício.

O estudo considerou como sedentários os entrevistados que declaram não ter feito nenhuma atividade física em 2013, no universo de 8.902 entrevistas domiciliares. Além do perfil dos praticantes de esportes, o diagnóstico investigou a infraestrutura, o financiamento e a legislação oferecidos para a prática.

"O Brasil estava desprovido de dados. Os países europeus fazem um trabalho há mais de 20 anos para saber exatamente qual é o perfil de praticantes e sedentários. Fizemos uma rede de seis universidades federais. O ponto de partida foi entender o grau de desenvolvimento do esporte no Brasil", explicou Cássia Damiani, à época diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte.

A parceria foi realizada com as universidades federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, do Amazonas, de Sergipe e da Bahia. A pesquisa foi coordenada pelo professor Ailton de Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe.

"Nós detectamos que quanto menor a escolaridade, menor é a prática esportiva. Apresentamos também a questão do abandono. A entrada no mercado de trabalho ou na universidade está levando o jovem a abandonar a prática esportiva. Precisamos repensar também a política de trabalho. São informações que precisam ser debatidas", disse o pesquisador.

A estudante Ana Carolina Costa não pratica qualquer atividade física e aponta a falta de tempo como o principal obstáculo para deixar o sedentarismo. "Já tentei fazer Muai Thai, mas o horário não bate. Tenho vontade de voltar, mas acho que 24 horas é pouco para um dia", contou.

Já o contador Rafael Simão, que joga futebol e faz musculação, listou benefícios da prática esportiva: "além da saúde, sinto a disposição, a tranquilidade. Sem praticar, sinto-me cansado. Recomendo e vou continuar praticando", garantiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.