Transferência

Prefeituras devem transferir recursos do Suas para novas contas

Gestores têm até dia 20 de maio para regularizar as novas contas.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Para ativar a conta e fazer a transferência dos recursos, os gestores municipais precisam atualizar os dados junto ao Banco do Brasil.
Para ativar a conta e fazer a transferência dos recursos, os gestores municipais precisam atualizar os dados junto ao Banco do Brasil. (Divulgação / Assessoria )

BRASÍLIA - As prefeituras têm até o dia 20 de maio para transferir os recursos da assistência social para as novas contas vinculadas aos blocos de financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Elas foram abertas em 21 de janeiro e fazem parte de portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para aprimorar os repasses efetuados pelo governo federal.

Para ativar a conta e fazer a transferência dos recursos, os gestores municipais precisam atualizar os dados junto ao Banco do Brasil. De acordo com a diretora do Fundo Nacional de Assistência Social do MDS, Dulcelena Martins, quem não cumprir o prazo pode ser prejudicado. Dulcelena lembra que os gestores que, ainda, não fizeram a transferência devem procurar o Banco do Brasil para se informar sobre as documentações necessárias.

Evolução

A regulamentação dos blocos de financiamento do Suas organiza o repasse em cinco blocos: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Gestão do Suas e Gestão do Bolsa Família. A medida, reivindicação antiga das prefeituras, define que as contas bancárias sejam separadas, possibilitando uma melhor fiscalização pelos órgãos de controle e monitoramento mais preciso dos valores investidos em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.