11 de abril

Dia Mundial da Doença de Parkinson; conheça a data

Caso não seja tratada, a doença pode deixar a pessoa completamente inválida.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Estima-se que no mundo existam 10 milhões parkinsonianos.
Estima-se que no mundo existam 10 milhões parkinsonianos. (Foto: Reprodução)

BRASIL – Conhecida por atingir pessoas de idade avançada, a doença de Parkinson é uma paralisia agitante causada pelo desgaste lento das células cerebrais que produzem dopamina. É caracterizada, principalmente, pelos danos à coordenação motora, dores musculares e tremores que aparecem nas pernas e braços.

Com a intenção de conscientizar e informar a população sobre a doença, foi decretado o 11 abril como Dia Mundial da Doença de Parkinson. A escolha da data faz referência ao nascimento de James Parkinson, médico britânico que descreveu as alterações pela primeira vez em 1817.

Diagnóstico

Até hoje não há exames para diagnosticar o mal. Quando ele é descoberto, é com base no histórico médico do paciente e em seus sintomas que, em geral, são: tremores quando em repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos, dificuldade em realizar movimentos repetitivos e alterações no equilíbrio quando em movimento.

Tratamento

Caso alguns sintomas citados acima sejam notados, um médico neurologista deverá ser procurado. Como não há cura para o Parkinson, ele será controlado com medicamentos e, em alguns casos, até com terapia física.

De acordo como o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do SUS para pessoas parkinsonianas, o atendimento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com direito a alguns remédios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.