Geral

ESMAM capacitou mais de 270 conciliadores nos últimos doze meses

São 155 servidores do Poder Judiciário e 116 estudantes do curso de Direito.

Imirante.com, com informações da Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) capacitou 271 conciliadores em 2015, sendo 155 servidores do Poder Judiciário e 116 estudantes do curso de Direito de universidades e instituições de ensino parceiras do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Os dados fazem parte de relatório apresentado pelas servidoras da Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA), Kharen Costa (coordenadora) e Luzia Araújo. O documento registrou a realização de quatro cursos, com a formação de 76 servidores e 24 acadêmicos em conciliação, somente em São Luís.

Na comarca de Imperatriz – em duas turmas de formação – foram capacitados 27 servidores e 23 estudantes. Já em Timon – terceira comarca com maior número de conciliadores – 14 servidores e 15 acadêmicos receberam capacitação específica na área.

Em Caxias, o curso foi ministrado para 11 servidores e 17 estudantes. Na comarca de Bacabal, dos 21 conciliadores que receberam a capacitação, 12 são servidores. O curso foi ministrado também na comarca de Açailândia, onde foram capacitados oito servidores e 12 estudantes.

“A conciliação é o expoente máximo da finalidade pacificadora da Justiça. Com esse entendimento, a Esmam investiu em capacitações específicas de conciliação, um importante meio alternativo de solução de conflitos judiciais”, ressalta o diretor da Escola, desembargador Jamil Gedeon.

Formação

As aulas teóricas são ministradas pelos instrutores internos da escola judicial, Washington Souza Coelho e Maria Isalete dos Santos Barreto. A parte prática é feita nos centros de conciliação que promovem sessões e audiências de mediação nas áreas cível, fazendária, previdenciária, de família ou dos juizados especiais cíveis, criminais e da Fazenda Pública.

Entre os temas abordados incluem-se “Introdução aos meios alternativos de solução de conflitos”; “Comunicação e conflito”; “Teoria da Comunicação”; “Teoria Geral do Conflito”; “Métodos Alternativos de Solução de Conflitos” e “Enfoque normativo e ético da conciliação e suas aplicações no Poder Judiciário”, além das técnicas de negociação que devem ser utilizadas na conciliação.

O coordenador dos Centros de Conciliação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), juiz Alexandre Abreu, apontou a importância do Judiciário em promover a formação de conciliadores, que, segundo ele, é fundamental para o bom resultado do trabalho desenvolvido pelos centros.

No total, 15 unidades atendem os interessados em fazer acordos. São sete em São Luís: no Fórum Desembargador Sarney Costa, Uniceuma I e II (Renascença e Cohama), no Centro (Rua do Egito), FACAM e UNDB, além de um específico para a classe empresarial na sede da FIEMA (Cohama). No interior, são oito centros: Imperatriz (2), Caxias (2), Bacabal (1), Balsas (1), Chapadinha (1) e Timon (1).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.