Inovação

Estudantes maranhenses constroem carro off-road para competição em SP

O Maranhão será representado pela equipe Bumba Meu Baja.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Reprodução Facebook. )

SÃO LUÍS – Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) representarão o Estado na 21ª Competição Baja SAE Brasil–Petrobras. A competição reunirá mais de 1,2 mil estudantes de engenharia, que representarão 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos.

Os competidores colocarão à prova 76 veículos off-road. Estes irão disputar a 21ª Competição Baja Baja SAE Brasil–Petrobras, entre 5 e 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba-SP. Em 2014, foram 72 equipes inscritas.

O Maranhão será representado pela equipe Bumba Meu Baja, composta por Michael Eduardo Campos Serra, Maria Amália Trindade de Castro e Alex Luís da Costa Alexandre, todos da UEMA. Os maranhenses levarão para a competição um protótipo de carro com as especificações pedidas pela organização do evento

Carros

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Programação

As provas começam no dia 5 de março com as inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas. Para o dia 7 estão previstas as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No mesmo dia, haverá apresentações de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado. Essa é a prova mais esperada e a única aberta ao público.


Premiação

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.