Economia

Atividade econômica cai 0,3% em maio, revela indicador

Investimentos e indústria puxaram resultado anual para baixo, segundo Serasa Experian.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) recuou 0,3% em maio de 2014 em relação a abril, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado (maio de 2013), o recuo da atividade econômica foi de 0,1%. No acumulado do ano, a atividade econômica desacelerou de uma alta de 1,4% em abril para 1,1% em maio.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o baixo dinamismo da atividade econômica é reflexo não apenas da política monetária mais apertada (juros elevados) para combater a inflação, mas também do baixo grau de confiança de consumidores e empresários quanto à evolução das condições econômicas prospectivas, o que acaba inibindo investimentos por parte das empresas, bem como a disposição em ampliar o endividamento por parte dos consumidores.

Pelo lado da oferta agregada, houve recuo de 1,6% na atividade agropecuária em maio, seguido de queda de 0,2% da atividade industrial. Vale ressaltar que no acumulado do ano (janeiro a maio), o setor industrial mostrou queda de 1,1%. Apenas o setor de serviços registrou crescimento da atividade em maio, porém de forma bastante modesta: apenas 0,2%.

Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo das famílias avançou apenas 0,2% em maio na comparação com abril. Já o consumo do governo teve comportamento um pouco melhor: alta de 0,6%. Os investimentos praticamente ficaram estagnados em maio, mas na relação com maio de 2013, apresentaram queda de 6,8% (4,8% no acumulado de janeiro a maio). O melhor desempenho em maio ficou por conta das exportações, que avançaram 0,7% contra abril. Já as importações também cresceram em maio: 0,5% contra abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.