Prouni

Inscritos na lista de espera do ProUni têm até hoje para apresentar documentos

Mariana Tokarnia/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

BRASÍLIA - Todos os candidatos que fizeram a inscrição na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até hoje (20) para apresentar a documentação exigida na instituição de ensino na qual pretende estudar. A instituição terá até o dia 26 para avaliar os documentos e divulgar a aprovação ou reprovação do estudante. Esta é a primeira vez que esse processo depende da apresentação do estudante.

Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição. Entre os documentos solicitados estão documentos de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento e comprovante de conclusão do ensino médio. A lista completa com a documentação está disponível na internet.

O Prouni oferece bolsas de estudo, em instituições particulares de ensino superior, a estudantes de baixa renda. Neste semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta, em relação à primeira edição do ano passado.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil para custear o restante da mensalidade.Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública de educação básica em exercício, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Na primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.