Economia

Vendas de material de construção crescem 3% em 2013

Camila Maciel / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO PAULO - O faturamento com as vendas de material de construção no mercado interno cresceu 3% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento divulgado, hoje (21), pela Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat). O resultado de dezembro, no entanto, apresentou queda de 6,1% em relação a igual período de 2012. Na comparação com novembro, o recuo é ainda maior, com variação negativa de 16,1%.

As vendas no ano passado ficaram abaixo da previsão feita pela entidade, que apontava perspectiva de crescimento de 4%. A Abramat esperava uma recuperação do setor no último mês do ano, mas o movimento foi inverso. O resultado ruim de dezembro mudou a tendência de elevação que era observada desde a metade do primeiro semestre.

Para este ano, a estimativa é de um acréscimo de 4,5% nas vendas. De acordo com a associação, essa previsão tem como parâmetros a manutenção e a ampliação dos estímulos do governo federal ao consumo no varejo, a recuperação “mais vigorosa” do segmento imobiliário e a aceleração das obras de infraestrutura.

Em relação aos itens básicos, o faturamento apresentou crescimento de 1,2% no ano passado, na comparação com 2012. Em dezembro, por outro lado, houve queda de 8,8% em relação a igual período do ano anterior. O nível de emprego nas indústrias de material básico caiu 2% no último mês de 2013.

O faturamento com as vendas do material de acabamento, também, teve variação positiva em 2013, com 6,2% de acréscimo em relação ao ano anterior. O resultado de dezembro, no entanto, foi negativo, com taxa de -1,1% ante igual período de 2012. O nível de emprego nesse segmento cresceu 3,1% na comparação anual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.