Política

Comissão de Educação do Senado pode instituir Dia Nacional de Doenças Raras

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

BRASÍLIA - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar na terça-feira (10) o projeto apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que cria o Dia Nacional de Doenças Raras, a ser celebrado no último dia de fevereiro.

Ao defender o projeto (PLS 159/2011), o senador Suplicy argumentou que há mais de 5 mil doenças raras identificadas, que atingem cerca de 13 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o parlamentar do PT, 80% dessas patologias têm causa genética. Mas há também aquelas de origens degenerativas, autoimunes, infecciosas e oncológicas.

Também deve ser votado na terça-feira o projeto (PLS 321/2010) de autoria do ex-senador Flávio Arns que institui, em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

Consta ainda na pauta da Comissão de Educação a proposta apresentada pelo senador José Agripino (DEM-RN) instituindo, em 25 de outubro, o Dia Nacional da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil. Agripino explicou que o objetivo é reconhecer a importância da construção civil e dos profissionais da área para o progresso do país. Se essas três propostas forem aprovadas poderão seguir para exame da Câmara dos Deputados, uma vez que tramitam em caráter terminativo na comissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.