Espionagem

Governo anuncia medidas de contratação de "e-mail" seguro

Decisão de implementar mais rapidamente serviços de criptografia de dados e conversas visa proteger segurança nacional.

Imirante, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS – A presidenta da República, Dilma Rousseff, decretou, nessa segunda-feira (4), a contratação de serviços adequados de telecomunicações e tráfego de dados para evitar casos de monitoramento do governo por serviços estrangeiros. A decisão está publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (5).

Segundo decreto, serviços como e-mail, telefone e criptografia de dados devem ser fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas ou de capital misto, e dispensam licitação. Pelo decreto, o governo federal deve iniciar, já nesta terça-feira, a contratação de linhas de telefone seguras. Já para a contratação de serviços de bancos de dados e criptografia para a troca de e-mails, documentos e demais dados pela internet, a administração pública tem 120 dias.

A decisão visa proteger a segurança nacional de dados e telecomunicações do governo contra atos de espionagem como as práticas da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), reveladas este ano pela imprensa internacional. Segundo jornais, a presidenta Dilma Rousseff foi uma das chefes de Estado diretamente espionadas pela NSA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.