Comércio exterior

Evento sobre comércio exterior em Fortaleza busca ampliar pauta brasileira de exportações

MDIC

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - Mais de 850 pessoas já se inscreveram para participar do Encomex Fortaleza, que será realizado no próximo dia 19 de setembro na capital do Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Encomex. O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para incentivar o crescimento das exportações brasileiras, principalmente entre os médios e pequenos empresários.

A programação de palestras e oficinas inclui temas importantes tanto para os empresários que queiram aprender a exportar quanto para aqueles que já exportam e querem melhorar suas vendas externas.

O Encomex será realizado no Centro de Convenções de Fortaleza-CE, na Avenida Washington Soares, n° 999, no bairro Edson Queiroz. Nesta edição, os destaques serão os setores de calçados; frutas, hortaliças e flores; minérios; pescados; têxtil e confecção; turismo; e artesanato. O evento também trará informações sobre oportunidades de comércio na América do Sul e na África.

A programação de palestras terá início às 9h, com o Painel “O Brasil no Mercado Mundial”. No início da tarde, a partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas, com participação de especialistas do MDIC e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e dos Correios.

No Encomex, os inscritos terão ainda a oportunidade de participar do Projeto Trading em Ação e do Encontro de Negócios com compradores internacionais. Os interessados poderão também realizar o Curso Básico de Exportação. Para atender dúvidas ou prestar informações gerais sobre o comércio exterior, o MDIC manterá um Balcão de Atendimento aberto durante todo o evento.

Encontros buscam expandir pauta brasileira de exportações

O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional.

A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior.

A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários, que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.