Dica de Saúde

Colesterol alto: saiba os sintomas e como evitar

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para o crescimento e regeneração das células. Ele está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Existem dois tipos de colesterol no nosso sangue que são: LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.

HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, diminuindo a formação da placa de gordura.

Vários fatores colesterol podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.

O colesterol é encontrado nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturados: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado. Outras fontes de gordura saturada: alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes. E alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.

As gorduras insaturadas estão presentes em alimentos de origem vegetal. Elas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto.

O tratamento para o colesterol deve ser feito com uma mudança no estilo de vida, com dieta e exercícios. Além de uma alimentação saudável, há outras formas de evitar o aumento do colesterol. Tais como: perder peso, não fumar, evitar o estresse, comer mais frutas e vegetais, peixe grelhado ou assado e evitar carnes fritas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.