Turismo

Cresce a inscrição de agências de viagem no Cadastur

Sistema recebeu 3,5 mil inscrições nos últimos seis meses. Cadastro dá visibilidade ao negócio e aumenta competitividade da empresa.

MTur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BRASÍLIA - O Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur), recebeu 3.500 inscrições, entre elas 1.313 agências de viagens, 597 transportadoras turísticas, 399 hotéis, 233 restaurantes e 214 pousadas nos últimos seis meses. Atualmente, o Cadastur tem 36,9 mil prestadores de serviços.

O cadastro dá visibilidade ao negócio, oportunidade de qualificação com apoio do governo, acesso a mercados nacionais e internacionais e a linhas de crédito, além de gerar competitividade para as empresas. “O Cadastur oferece segurança e tranquilidade ao turista na hora de contratar o serviço turístico”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Para algumas modalidades de serviço turístico, o registro é obrigatório, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo, conforme a Lei Geral do Turismo nº 11771/2008). Mas o cadastro é opcional para estabelecimentos como restaurantes, casas de espetáculos, locadoras de veículos, entre outros. Para ter acesso à lista completa, clique aqui (cadastur.turismo.gov.br).

De acordo com o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Ítalo Oliveira Mendes, o aumento é significativo e se deve aos esforços que o ministério tem feito para adesão dos serviços ao Cadastur. “Nossa expectativa é que com a mudança da portaria que simplificou os processos de adesão, esse crescimento seja ainda maior nos próximos seis meses”, ressalta Mendes.

A agência Kemp Viagens, em Brasília, aderiu ao sistema este mês. “Aderimos para ganharmos credibilidade com os clientes e porque algumas operadoras de turismo exigem o cadastro”, explicou o proprietário Thiago de Paula.

A análise da documentação, a homologação do cadastro e entrega dos certificados são realizadas pelas secretarias de turismo nos estados e no Distrito Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.