Embrapa identifica cidade mais chuvosa do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

BRASÍLIA - Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

O pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), analisou séries históricas de chuvas em mais de 400 estações na Amazônia, elaborando um novo mapa da precipitação na região, informou a Agência Fapesp.

"Em Calçoene, entre janeiro e junho, todos os meses são registrados mais de 25 dias de chuva, ou seja, chove quase todos os dias", disse Guimarães. Ele afirmou que a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitou os estudos anteriores. "A caracterização climática de uma região deve se basear em dados consistentes e coletados por, pelo menos, 30 anos", disse. Com a criação da Agência Nacional das Águas (Ana), em 2000, foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os Estados, segundo Guimarães.

De acordo com o pesquisador, dados anteriores indicavam a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, como o local mais chuvoso do País, com uma precipitação média anual de 3,6 mil milímetros. O município amapaense, no entanto, já chegou a sete mil milímetros, em 2000. A precipitação é três vezes maior que na cidade de São Paulo, por exemplo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.