Estados e municípios discutem as demandas de seus pontos turísticos

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h14

BRASÍLIA - Prefeitos, secretários de Turismo, representantes de sindicatos e entidades de diferentes estados e municípios apontaram hoje (18) as necessidades específicas de cada um dos 87 pontos turísticos previamente selecionados.

Durante o 1º Encontro Nacional do Programa de Regionalização, que se realiza em Brasília desde ontem, com a meta de ampliar e diversificar os roteiros turísticos no país, eles explicaram que entre essas necessidades estão investimentos em infra-estrutura, capacitação profissional e educação ambiental.

A diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, informou que as reivindicações serão reunidas e organizadas em documento a ser levado aos integrantes da Frente Parlamentar do Turismo e aos deputados e senadores que discutem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins, Igor Avelino, apontou como prioridades os “investimentos em saneamento básico e a capacitação de profissionais” na região do Jalapão. O governo estadual, acrescentou, pretende implantar nessa região roteiros de turismo cultural e de ecoturismo.

Tânia Brizolla informou que “as prioridades definidas no encontro serão cruzadas com informações do ministério e encaminhadas aos parlamentares, pois muitas das demandas podem ter sido atendidas em outras emendas”.

Ela acrescentou que, depois de organizadas, as necessidades de cada ponto turístico poderão também nortear parcerias com outros ministérios, como os de Educação e Cidades, com a iniciativa privada e ainda com as políticas públicas estaduais e municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.