Emissão de cheques sem fundo cai 4,1% em novembro

Elisângela Cordeiro, Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

SÃO PAULO - O número de cheques sem fundo no país caiu 4,1% no mês de novembro em relação a outubro. Levantamento do Serasa mostra que no mês passado a cada mil cheques compensados, 16,3 foram devolvidos, contra 17 em outubro. Os técnicos do órgão explicam que o recuo, típico nesta época do ano, se deve ao recebimento da primeira parcela do décimo-terceiro salário, que permite ao cidadão quitar seus compromissos. Em novembro, dos 179,6 milhões de cheques compensados, 2,9 milhões foram devolvidos.

Em relação a novembro do ano passado, o número de cheques devolvidos por falta de fundo a cada mil compensados apresentou elevação de 5,8%. A pesquisa do Serasa mostra ainda que na comparação de janeiro a novembro deste ano com o mesmo período de 2003, o número de cheques devolvidos a cada mil compensados subiu 1,2%. Nos primeiros 11 meses deste ano, formam compensados no país 1,920 bilhão de cheques, sendo que 30,4 milhões voltaram por falta de fundos. A cada mil compensados, 15,9 foram devolvidos.

Os técnicos do Serasa destacam que apesar de o crescimento econômico ter aumentado o número de pessoas empregadas, o fato não se refletiu no poder aquisitivo da população. Eles lembram que os brasileiros tiveram seu orçamento comprimido por causa dos reajustes das tarifas públicas e da elevação das taxas de juros ao consumidor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.