Feira oferece oportunidades de negócios

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

RECIFE - "Entre como visitante, saia como empresário". Esse é o slogan da Feira do Empreendedor da Região Nordeste, um evento multisetorial que acontece de 15 a 19 de outubro, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é uma promoção do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A expectativa é de que 50 mil pessoas visitem os 11 mil m² do espaço reservado aos mais diversos tipos de negócios. O objetivo é que os visitantes encontrem na feira orientação empresarial para abertura do próprio empreendimento. A feira deve movimentar de R$ 4 milhões.

Na última edição da feira, em 1996, R$ 3,6 milhões de novos negócios e dezenas de empregos foram gerados. Para Matheus Antunes, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, a iniciativa vai permitir boas chances de empreendedorismo aos visitantes. "A gente quer que as pessoas entrem como pessoa física e saiam como pessoa jurídica. Queremos mostrar oportunidades que façam com que elas decidam encaminhar suas vidas como empreendedoras”, enfatiza.

Pernambuco é o terceiro Estado do Nordeste a realizar a feira no calendário nacional do Sebrae para o Circuito 2002 da Feira do Empreendedor, que inclui os Estados de Piauí, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Amazonas e Rio de Janeiro.

A estrutura da feira está montada para oferecer a quem visitá-la uma visão ampla do que é preciso para abrir um negócio, com oportunidades de encontrar setores e atividades variadas num só espaço. Para isso, os Salões e a Galeria de Oportunidades vão garantir a presença de variados segmentos nessa nova edição Feira do Empreendedor.

Os visitantes também vão dispor de atividades, projetos, produtos e serviços do Sistema Sebrae. “Despertar e desenvolver a cultura empreendedora na sociedade certamente contribuirá para geração de ocupação e renda, estimulando o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, diz Oswaldo Ramos.

O local está dividido em oito salões: de empreendedorismo, tecnologia e invenções, oportunidade de investimento, rodada de negócios, subcontratação industrial, instituições, empreendedor cultural e desportivo e casos de sucesso. Terá ainda área de cursos e oficinas, galeria e painel de oportunidades. O Centro de Documentações e Informações (CDI), a administração do Sebrae em Pernambuco e os consultores da instituição também estarão presentes na feira para atender o público.

A área de exposição terá estrutura para divulgar máquinas, equipamentos, serviços, franquias e empresas que operam o sistema porta-a-porta, possibilitando assim, a criação de novas unidades produtivas e a comercialização de produtos que forneçam tecnologia de apoio a empreendedores.

No salão do empreendedorismo, serão disponibilizados conhecimentos práticos e teóricos em diversas áreas, com a finalidade de apresentar oportunidades de negócios e orientação empresarial. No de tecnologia e invenções, serão apresentados projetos de empresas e incubadoras de base tecnológica, demonstrando casos de sucesso que podem despertar novos talentos. O salão destinado à subcontratação industrial vai exibir serviços de pequenas indústrias e as demandas existentes no mercado para esses segmentos.

Importantes instituições do País estarão expondo seus serviços e produtos no local, mostrando ainda projetos e programas que têm como alvo as micro e pequenas empresas. As áreas cultural e desportiva, que se apresentam como grandes revelações em oportunidades, também terão espaço no evento. A feira traz ainda salas para rodadas de negócios e apresentação de casos de sucesso, onde pessoas que ousaram empreender darão seus depoimentos como exemplo e impulsor de idéias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.