Ministro divulga dados preliminares do Censo Escolar 2002

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O número de matrículas no ensino médio regular no Brasil cresceu 5% em relação ao ano passado, com 386 mil novos estudantes, e a educação infantil continua em processo de inclusão de novos alunos, tendo um aumento de 4%. As informações foram fornecidas pelo ministro da Educação, Paulo Renato, que anunciou na manhã de hoje os dados preliminares do Censo Escolar 2002.

O Censo revela que o país tem mais de 54 milhões de alunos na educação básica - um acréscimo de um por cento no número total desses alunos -, que compreende creche, pré-escola, ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Do total, 87% são matriculados na rede pública. O país tem cerca de 214 mil estabelecimentos de ensino, entre públicos e privados.

“Tanto a evasão escolar quanto a repetência estão diminuindo. É por isso que nós temos esse crescimento importante no ensino médio”, destacou Paulo Renato, completando que a meta estipulada em 1998, de 10 milhões de alunos matriculados no ensino médio, foi atingida

“O resultado do censo trouxe-me grande alegria, porque mostra a consolidação das tendências que estamos desenvolvendo. Acredito, com base nesses dados, que daqui a alguns anos nós vamos realmente chegar a uma situação de equilíbrio, com o crescimento do ensino fundamental correspondendo ao crescimento da população”, destacou Paulo Renato, completando que os resultados estão de acordo com a expectativa do Ministério e que não causaram surpresa.

Ele mencionou a melhoria da qualificação dos professores. “Isso mostra que não estamos preocupados com a quantidade, mas com a qualidade. A qualificação dos professores apresentou saltos espetaculares nesse período, com uma queda significativa dos professores leigos e um aumento dos com nível superior”, disse Paulo Renato

Segundo o levantamento, houve também um aumento nas matrículas do ensino especial, que bateu recorde em 2002, crescendo 36%, sendo que o aumento médio nos anos anteriores não passou de 23%. As necessidades especiais consideradas pelo Censo são visual, auditiva, mental, física, entre outras.

“Essa foi uma política que nós perseguimos ao longo desses sete anos e que hoje começa a se revelar. As redes de ensino regular estão trazendo as crianças portadoras de necessidades especiais para dentro da escola”, frisou o ministro.

"Já avançamos muito, mais ainda é preciso avançar mais com a universalização da educação básica, além de completar o processo de melhoria da formação dos professores”, frisou o ministro.

“Acho que ainda não chegamos onde deveríamos já estar, na universalização de toda a educação básica, porque houve, ao longo das décadas, uma desatenção com a educação. Nesses anos do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, nós conseguimos avançar muito, mas é preciso continuar esse avanço”, concluiu Paulo Renato, dizendo que espera que até o final do ano possa divulgar os dados referentes ao Ensino Superior.

Os resultados preliminares do Censo Escolar 2002 foram publicados no Diário Oficial da União de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.