Enchente em Balsas

Rio Balsas começa a baixar, mas situação ainda é complicada

Os bombeiros aguardam reforços de Imperatriz e São Luís.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
 (Foto: Divulgação / Francisco Garcia)
(Foto: Divulgação / Francisco Garcia)

BALSAS – Depois de subir rapidamente e deixar parte da cidade debaixo d’água, o nível do Rio Balsas começou a baixar lentamente. Um dia depois da forte chuva em Balsas, os prejuízos e a destruição começam a ficar mais visíveis. Mesmo com o nível do rio baixando, muitas casas ainda estão submersas.

A destruição foi tanta, que os bombeiros aguardam reforços de Imperatriz e São Luís para ajudar no trabalho. O reforço deve atuar no trabalho de lavamento e identificação dos pontos críticos na cidade, com o objetivo de minimizar os danos e evitar mais prejuízos.

Com a cheia do rio, duas casas foram levadas pela correnteza e uma desabou na cidade. Na zona rural, uma casa também não resistiu a força da água e desabou. Os bombeiros contabilizaram 54 casas afetadas pela água. 25 por alagamento, 28 apresentaram rachaduras nas paredes e uma desabou.

Os desabrigados foram levados para um abrigo improvisa pela prefeitura em uma escola da rede municipal. Muitas famílias também foram para casas de parentes, pois tiveram as casas alagadas ou com rachaduras pelas paredes, com os deslocamentos do solo encharcado.

 (Foto: Divulgação / Julimar Queiroz )
(Foto: Divulgação / Julimar Queiroz )

Segundo os bombeiros, a situação ainda é bastante crítica, pois existem muitos pontos que oferecem riscos para a população. Tem alguns locais na cidade que os bombeiros ainda nem começaram os trabalhos para avaliar a situação, pois há dificuldades de acesso aos locais. A ponte dobre o Rio Maravilha continua submersa, e quatro povoados da zona rural estão isolados. São mais de 100 famílias ilhadas.

O Corpo de Bombeiros alerta a população que, se identificar alguma rachadura na casa, deve acionar os militares pelo telefone 193 para que seja feita uma vistoria na casa. Caso tenha risco de desabamento, a família será orientada a deixar o local.

Por causa da chuva, o Centro da cidade e mais 11 bairros passaram o dia sem água nas torneiras, pois o sistema de abastecimento da cidade foi danificado com a cheia do Rio Balsas. Algumas adutoras se romperam, e o sistema elétrico da rede abastecimento foi desligado. O problema foi solucionado ainda na noite dessa quinta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.