Educação

Escola de Centro dos Teles será reformada pela prefeitura

Na última semana, os moradores denunciaram a situação precária da escola do povoado.

Mirante FM de Bacabal

Atualizada em 27/03/2022 às 12h40

BACABAL - A Prefeitura de Bacabal promete reformar e ampliar, com urgência, escola da comunidade rural do povoado Centro dos Teles. A denúncia foi feita no programa Rádio Patrulha da Mirante AM e no Imirante. Pais de alunos falaram do descaso por parte do município, pois, aproximadamente, 30 crianças estariam sem estudar por falta de sala de aula, já que o prédio tem, apenas, duas salas de aula, o que é insuficiente para atender o grande número de alunos.

Segundo os denunciantes, a sugestão apontada pela Secretaria de Educação de Bacabal era que os alunos fossem matriculados no distrito de Brejinho, a 4 km de Centro dos Teles.

Nessa quinta-feira (24), em entrevista, novamente, ao programa Radio Patrulha da Mirante AM, o secretário de Educação do município, Waltersar Carneiro, afirmou que esteve reunido com a comunidade, no dia 23, e ficou acordado que a Unidade Escolar Maria Goreth será reformada e ampliada o mais breve possível, e, nesse período de reforma, as crianças estudarão provisoriamente nos prédios das igrejas Evangélica e Católica na própria comunidade.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, em nota à reportagem da rádio Mirante FM de Bacabal, em Centro dos Teles, a questão vai além da educação e é muito grave. Segundo os próprios moradores, a grande maioria tem registro eleitoral no município de Bom Lugar. Por essa razão, ficou a indecisão de quem realmente seria a responsabilidade pela escola.

Independentemente desse questionamento, o prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa, determinou ao secretário de Educação que fosse ao povoado e ouvisse os moradores. A escola Maria Goreth também será incluída na relação de escolas que estão sendo reformadas pela prefeitura, como nos povoados Pau D’Arco, Bambu e São Benedito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.