Sistema prisional

Delegacia de Amarante funciona de forma precária

Nesse fim de semana, um detento foi encontrado morto dentro de uma cela.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Um detento foi encontrado morto em cela no fim de semana.
Um detento foi encontrado morto em cela no fim de semana. (Foto: Divulgação)

AMARANTE DO MARANHÃO – A morte de um detento, identificado como Renato Cruz, de 27 anos, que foi encontrado na manhã dessa segunda-feira (20), dentro de uma cela da Delegacia da Polícia Civil de Amarante, a 108 km de Imperatriz, trouxe à tona, também, a precariedade do local.

Segundo informações repassadas ao Imirante.com, o local funciona como um mini-presídio, onde comporta cerca de 10 presos em quatro celas. Renato que foi preso por furto qualificado, estava sozinho numa das celas. Ele teria tido alucinações, bateu a cabeça na parede e morreu.

Apesar de está sozinho na cela, o detendo gritava que tinha uma pessoa querendo matá-lo, de acordo com relatos dos detentos das outras celas. Eles informaram, ainda, que Renato piorou seus delírios na madrugada, momento em que teria batido a própria cabeça contra a parede, vomitando em seguida. Ele foi encontrado morto, na manhã seguinte. A morte está sendo investigada.

A reportagem apurou que a delegacia funciona com as mínimas condições possíveis, como por exemplo, baixo efetivo. São apenas quatro celas e um pequeno banho de sol aos detentos, alguns presos por homicídio.

Os encarcerados, segundo apurou a reportagem, são vigiados, de segunda à sexta-feira, pelos três policiais civis da cidade, um delegado, um investigador e um escrivão. Durante os fins de semana, a vigilância é feita por funcionário cedido pela prefeitura e sem o devido treinamento para tratar com detentos do sistema prisional.

Como a delegacia funciona apenas em sistema de expediente, de segunda à sexta, das 8h às 18h, no fim de semana, período em que o detento Renato Cruz morreu, não havia nenhum policial civil no prédio. Nesse período, apenas um “carcereiro” tirava plantão, que por não ser agente penitenciário, trabalha desarmado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.