Base aérea

Rússia e EUA disputam papel estratégico na base aérea de Alcântara

Governo espera escolher um parceiro para ajudar a fornecer tecnologia.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Rússia e Estados Unidos, duas potências mundiais, estão disputando um papel estratégico no plano brasileiro de lançamento de satélites comerciais pela base de Alcântara, no Maranhão. Com isso, abre-se uma nova frente de rivalidade entre os dois países na busca de aliados e influência. A informação foi divulgada pelo portal UOL.

Segundo o portal, o governo espera escolher, nos próximos meses, um parceiro para ajudar a fornecer tecnologia.

O Brasil havia estabelecido parceria com a Ucrânia para desenvolver um veículo de lançamento em Alcântara, mas o projeto foi encerrado em fevereiro, porque os problemas financeiros da Ucrânia a impossibilitam de fornecer foguetes.

Ainda segundo o portal, a presidente Dilma Rousseff vai selecionar um novo parceiro baseada em uma variedade de fatores, incluindo as relações diplomáticas do Brasil e a qualidade da tecnologia em oferta.

A localização de Alcântara é especialmente atraente para parceiros em potencial. Satélites que orbitam o Equador não têm que viajar muito para se posicionarem, o que reduz o gasto com combustível em até um quinto em comparação com outras localidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.