Alerta!

Verão é a estação dos surtos de conjuntivite

Olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada são os sintomas da conjuntivite.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Oftalmologista afirma que para que para cada tipo de conjuntivite tem um tratamento diferente.
Oftalmologista afirma que para que para cada tipo de conjuntivite tem um tratamento diferente. ( Foto: Divulgação)

Olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada são os sintomas da conjuntivite, inflamação da conjuntiva. membrana que recobre a esclera, do parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a doença acontece o ano todo, mas no verão aglomerações água contaminada das piscinas e praias, excesso de filtro solar e compartilhamento de teclados em empresas facilitam o aumento de casos.

Ele explica que a conjuntivite pode ser viral, bacteriana, alérgica ou tóxica com sintomas bastante semelhantes, mas tratamentos diferentes O problema é que o 30% dos brasileiros costumam se automedica hábito que chega a 40% no verão conforme um levantamento feito pelo oftalmologista.

O oftalmologista afirma que para que para cada tipo de conjuntivite tem um tratamento diferente e usar a medicação errada pode mascarar a doença e provocar danos mais graves. Por exemplo, o contato dos olhos com excesso ou falta de cloro nas piscinas e água contaminada do mar, além do excesso de protetor solar na região dos olhos pode causar três tipos de conjuntivite: viral , bacteriana, alérgica ou tóxica.

Tratamentos

Queiroz Neto ressalta que p problema é que os sintomas da conjuntivite alérgica. frequentemente causada pela penetração do filtro solar nos olhos, e da viral são idênticos – coceira, olhos irritados, fotofobia e visão borrada e secreção aquosa. - diz médicp. Mas a alérgica pode ser tratada com colírio anti-histamínico e para conjuntivite viral é indicado o uso de colírio anti-inflamatório. Nos dois casos recomendada aplicação de compressas frias para aliviar os sintomas

Já a conjuntivite bacteriana provoca uma secreção amarelada. O especialista diz que o tratamento é feito com colírio antibiótico também por uma semana.

O oftalmologista ressalta que o uso prolongado de colírio anti-inflamatório é perigoso porque geralmente contém corticóide que aumenta o risco de surgir catarata e glaucoma, Por outro lado, adverte, o uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência da bactéria à medicação o que dificulta a cura.

Prevenção

O médico afirma que a conjuntivite viral e bacteriana são altamente contagiosas e podem ser contraídas até na alça dos carrinhos de supermercado, corrimãos de escadas de locais públicos e compartilhamento de teclados nas empresas.
As principais dicas do médico para evitar o contágio são:

Lavar as mãos com frequência.

Não coçar os olhos.

Evitar aglomerações. sempre que possível

Não compartilhar colírio, toalhas, fronhas ou maquiagem.

Usar óculos de natação nas praias e piscinas.

Usar álcool gel nas mãos

Para prevenir a conjuntivite tóxica ou alérgica causada pela penetração de filtro solar, maquiagem e outros cosméticos nos olhos as dicas do oftalmologista são:

· Evite excesso de filtro solar, bronzeador ou maquiagem.

· Proteja a região dos olhos com óculos solar que tenha filtro UVA e UVB

· Lave os olhos em casos de penetração de substâncias químicas.

· Na exposição ao sol enxugue a transpiração ao redor dos olhos com toalhas descartáveis.

· Lave com frequência o rosto e as mãos.

· Não compartilhe produtos de beleza, toalhas de rosto ou colírios.

· Evite coçar ou levar as mãos aos olhos.

· Use óculos de mergulho para nadar e óculos de proteção para trabalhar com produtos químicos.

· Não use colírios sem prescrição médica.

· Interrompa o uso de produtos que causam desconforto nos olhos.

· Substitua as lentes de contato por óculos na piscina ou praia.

· Evite usar receitas caseiras sem conhecimento de seu médico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.